Gabriela Silveira

Este trabalho surge de alguns desejos…

O primeiro foi de compor uma trilogia de canções, inspiradas nas obras de três poetas que me acompanham desde o meu primeiro trabalho autoral, são eles: Mário Quintana, Cecília Meireles e Manoel de Barros.  As canções foram compostas em parceria com o músico, amigo e filósofo Paulinho Brandão. A partir desta trilogia de canções surgiu mais um desejo, o de compor uma história/peça/obra que entrelaçasse as canções de tal maneira que elas se tornassem uma coisa só. 

Assim nasce “No Grito Do Temporal”, uma composição que leva os ouvintes a uma experiência imagética, trazendo nas letras e nos poemas que permeiam a composição, referências literárias das obras dos poetas escolhidos. Ao longo da composição, “No Grito Do Temporal” procura evocar diferentes escutas, sensações, imaginações e, de forma subjetiva, coloca em evidência as referências proporcionadas pela inspiração em cada poeta.

Este trabalho busca uma estética plural da música popular brasileira e explora, de forma livre e renovadora, sua sonoridade instrumental, seu mundo percussivo e sua canção. A proposta da instrumentação é a união de um trio de percussão à um trio de flauta, piano e violino, à voz. Com influência da sonoridade instrumental brasileira e com uma pesquisa por timbres, levadas e sonoridades percussivas da cultura do nosso país.

A formação instrumental do projeto é composto por três percussões (Gabriela Silveira, Fernanda Camilo e Túlio Bias), piano (Carla Pronsato), flauta (Maiara Moraes), violino (Mathilde Fillat) e voz (Gabriela Silveira e Paulinho Brandão).

Fotos

Musicistas

Violinista, professora e pesquisadora de origem francesa e brasileira. Sua pesquisa gira em torno do ensino do violino popular brasileiro.

Flautista, compositora e arranjadora do sul do Brasil, radicada em São Paulo desde 2012. Professora da Escola de Música do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Pianista, compositora e arranjadora, nascida na Argentina, crescida no Brasil e dedicada à música brasileira, principalmente ao Choro.

Músico, percussionista e cantor cearense, radicado em São Paulo desde 2010. Atua na música brasileira e em trabalhos autoral.

Compositora, cantora, percussionista, pesquisadora e arte-educadora. Nascida em Belo Horizonte, crescida em Florianópolis e radicada em São Paulo desde 2013.

Escute AQUI

Escolha a prataforma de sua preferência clicando no ícone abaixo

Teaser

Equipe técnica

Saxofonista, compositora, arranjadora e produtora musical. Seus principais trabalhos atualmente são o Gaia Wilmer Sextet, Gaia Wilmer Large Ensemble, Jaques Morelenbaum & Gaia Wilmer.

baterista, arranjador, produtor e engenheiro de som, atua na cena de música instrumental paulistana e comanda o Estúdio Henning.

Hilza de Almeida ( ). Advogada e artista plástica de Minas Gerais. Autora dos desenhos dos insetos deste trabalho.

Artista gráfica de São Paulo, recentemente enveredou-se na produção cultural, campo que acolhe suas habilidades e seus afetos, sendo um deles a música. Sua pesquisa estética é embasada na experiência sensorial.

Compositor, letrista e violonista, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis. Além de seu trabalho artístico pesquisa a relação sonora entre letra e melodia.

Scroll to Top